Com as medidas sanitárias para isolamento social, o governo federal regulamentou a telemedicina, em caráter emergencial; será que esse modelo permanecerá sendo usado pós-pandemia?
Durante a pandemia, um tema que já vinha sendo discutido pela comunidade médica precisou ser regulamentado: a telemedicina. Afinal, para preservar a saúde e evitar a disseminação do novo coronavírus, as consultas e o acompanhamento não presencial se mostraram alternativas eficientes, que ajudam os pacientes a resolver problemas mais simples sem a necessidade de se deslocarem aos consultórios.
No entanto, a telemedicina também despertou muitas dúvidas. Será que o atendimento é mesmo eficiente? O profissional tem condições de fazer o diagnóstico sem avaliar o paciente presencialmente? Esse modelo de atendimento continuará sendo utilizado pós-pandemia?
Para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores, a PROTESTE conversou com o médico cardiologista Boaz Avellar Jr, que faz parte da Câmara Técnica de Informática Médica e Telemedicina do CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) e está desenvolvendo um sistema de apoio à decisão médica, usando Telemedicina e Inteligência Artificial.
“O projeto será testado em meu Doutorado. Depois do teste, a ideia é levá-lo para o mercado. Inicialmente realizaremos Telemonitorização de Hipertensos; o sistema vai disparar alarmes para o paciente e seu médico assistente, e também para o serviço de assistência médica”, explicou. “Os clientes serão as secretarias de saúde, os planos de saúde privados e as empresas com serviço de Medicina do Trabalho”, completou Boaz.
Confira, a seguir, os esclarecimentos feitos por Boaz às principais dúvidas dos consumidores sobre o serviço de telemedicina.
O que é a telemedicina?
Essa prática é definida pelo exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde. Em linguagem mais simples, é uma forma de assistência médica que usa tecnologias como telefone celular ou computador, além de aplicativos como WhatsApp, Skype ou mesmo e-mail, para diagnosticar, orientar, prescrever medicamentos ou emitir documentos médicos.
Ela está sendo usada em ambientes hospitalares, em situações de emergência ou não, na atenção básica à saúde e até em pesquisa científicas.
A prática é permitida por lei, no Brasil?
Sim. Em abril, foi sancionada a Lei 13.989/2020 direcionada ao combate à pandemia por Covid-19, em caráter extraordinário. Assim, a telemedicina está liberada em parte pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), enquanto durar essa situação. Fora do cenário de pandemia, ainda não há aprovação para teleconsultas.
fonte: https://minhasaude.proteste.org.br/a-telemedicina-veio-para-ficar/
Planos de Saúde para Inscrito na AFPESP
Amil
O convênio Amil para Servidores Públicos Inscritos na AFPESP oferece cobertura nacional e possui ampla rede credenciada em todo o Brasil. Saiba Mais >
Amil One
O convênio Amil One para Servidores Públicos Inscritos na AFPESP oferece cobertura nacional e atendimento virtual com médicos do Eisnteis 24h pelo smartphone ou tablet.
Saiba Mais >
Bradesco
O convênio Bradesco Saúde para Servidores Públicos Inscritos na AFPESP possui cobertura nacional, reembolso de despesas em todo Brasil e serviço de Concierge.
Saiba Mais >
Unimed
O convênio Unimed para Servidores Públicos Inscritos na AFPESP conta com mais de 114 mil médicos cooperados, 2.719 hospitais credenciados e 113 hospitais próprios.
Saiba Mais >
SulAmérica
O convênio SulAmérica para Servidores Públicos Inscritos na AFPESP conta com mais de 16 mil clínicas e consultórios, 2.700 centros de diagnósticos e 1.400 hospitais.
Saiba Mais >
NotreDame
O convênio NotreDame para Servidores Públicos Inscritos na AFPESP possui cobertura regional ou nacional, rede própria de hospitais além de Credenciada de alta qualidade.
Saiba Mais >
Existem diversas opções a se considerar na hora de contratar um plano de saúde, como carência, coberturas, reajustes, entre muitos outros pontos. Para te ajudar em todo o processo uma corretora de planos de saúde é a mais indicada para te auxiliar.